Qual meu tipo de voz?

Você sabe qual é o seu tipo de voz ?

Olá Amigos,

Este assunto é um dos mais importante pois muitas vezes ocorre de não conseguirmos alcançar tons muito agudos  ou muito graves, sem saber que isso se dá porque temos um naipe vocal característico.
A pergunta é: Você já fez algum teste, para saber qual a sua classificação Vocal para saber qual é o seu "tipo de voz"?
Caso você seja um Adolescente será interessante ressaltar que sua voz ainda está em processo de formação, fator que impede, neste momento, a definição de sua classificação Vocal, aguarde sua voz se definir e então faça seu teste, pois assim você impede possíveis danos a sua voz no futuro.
Caso você já tenha passado por esse período de formação e estabelecimento de sua voz, vamos descobrir agora qual o seu naipe vocal.
Existe uma classificação para as vozes masculinas e femininas, indo da mais aguda à mais grave:
«Mulheres»
Soprano: (voz mais aguda/clara).
Esta é a voz feminina mais aguda e com maior alcance vocal de todos os tipos de vozes. Na harmonia coral em quatro partes, as sopranos cantam as partes mais agudas, que normalmente abrangem a melodia. O termo "soprano" se refere a cantoras, mas o termo "sopranista" é usado para homens que cantam nessa faixa vocal usando falsete na produção vocal em vez da voz modal. Esta prática é mais comumente encontrada no contexto da música coral, na Inglaterra. No entanto, esses homens são mais comumente referido como contratenores. A prática de se referir a contratenores como "sopranos masculinos" é um tanto controverso dentro dos círculos pedagógicos vocais, bem como homens não podem produzir som da mesma forma fisiológica que mulheres fazem.

Mezzo-Soprano (mezzo quer dizer meio e é a voz intermediária, entre soprano e contralto)
É a voz feminina mais comum, intermediária entre o soprano e o contralto. Geralmente apresenta um timbre mais encorpado que o soprano e tem uma extensão maior na região central-grave. Em cultura artística e no meio musical, costuma ser referida, como as demais vozes e outros atributos musicais, apenas pelo termo italiano correspondente (Mezzo). Ressalta-se que independente do termo, o mezzosoprano pode atingir grandes extensões.

Contralto (voz mais grave/escura).
É o tipo de voz feminina mais baixo e pesado, com menor tessitura e também a mais rara. O alcance vocal da contralto cai entre tenor e mezzo-soprano. Tem um timbre robusto e vigoroso. Sua extensão aguda é curta e compensada no registro grave.

«Homens»
Tenor (voz mais aguda/clara)
É o tipo de voz masculina (ou naipe) mais aguda produzida, sem recorrer à técnica de falsete, dentro do registro modal. O termo tenor também é aplicado a instrumentos, como o saxofone tenor, para indicar seu alcance em relação a outros instrumentos do mesmo grupo. Um tenor que pode cantar na mesma faixa que uma Soprano ou meio-soprano, utilizando falsete, é chamado de contratenor.

Barítono (voz intermediária entre Tenor e Baixo)
É a voz masculina intermediária, que se encontra entre as extensões vocais de baixo e tenor. Trata-se de uma voz mais grave e aveludada que a dos tenores, porém quase nunca conta com a mesma agilidade, e apesar de poder alcançar tons mais baixos, não modula a voz como o baixo.

Baixo (voz mais grave/escura, com mais peso).
É o tipo de voz mais grave e rara masculina, e tem o menor alcance vocal de todos os tipos de voz. Apoiando-se na caixa torácica, o cantor pode desenvolver as mais profundas sonoridades. Embora a projeção na cabeça, a ampliação do som, seja, normalmente, muito limitada por problemas de tessitura, tudo é compensado no registro vocal grave.